A Start Sistemas de Climatização tem a solução para quem precisa elaborar e executar o Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC). Contamos com profissionais capacitados e prontos para lhe atender, desde o atendimentos inicial com corpo administrativo, passando pelos engenheiros e técnicos. Com 14 anos no mercado e uma carteira de cliente dos mais variados setores, a Start inclui acompanhamento pessoal e com relatórios mensais sobre as manutenções vigentes nos contratos de manutenção, atendimentos emergências, suporte técnico em projetos e instalações.
A Start Sistemas de Climatização fornece o suporte necessário para você se adequar a legislação vigente e prolongar a vida útil dos equipamentos da sua empresa. Diversas empresas já confiam em nosso serviço e mantém contrato de manutenção vigente conosco por anos. A confiança, educação e garantia são pontos primordiais para mantermos a boa relação com nossos clientes. Aqui você pode conferir nossos clientes com contrato vigente, e nesse link aqui você confere algumas obras que executamos.
O Plano de Manutenção Operacão e Controle (PMOC), é um sistema de manutenção obrigatória – regido pela RE nº 9 de 2003 e fiscalizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Portaria Nº 3.523 de 1998 – para locatários e proprietários de ar condicionado com capacidade acima de 5 tr ou 60.000Btu/h. Vale lembrar, mesmo que os aparelhos de ar condicionado forem menores que 60.000, mas a soma total dos equipamentos dentro de um ambiente ultrapassar a capacidade máxima de 60.000btu/h, estes também estão envolvido no regime de manutenção obrigatória. A Start Sistemas de Climatização com sua equipe de engenheiros e técnicos fornece para seus clientes toda segurança e aparato técnico para sua obra ou manutenção de seus equipamentos. Além disso, trabalhamos com fornecimento do PMOC (Plano de manutenção operação e controle) e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para nossos clientes com todo suporte e garantia.
O que é PMOC?
PMOC é a sigla da Portaria MS n° 3.523/98, do Ministério da Saúde, do ano de 2018. Ela significa Plano de Manutenção, Operação e Controle, e é um conjunto de documentos que tem como principal objetivo registrar os dados do local, dos aparelhos de climatização e refrigeração e a periodicidade das limpezas, manutenções e o estado de conservação destes aparelhos.
De uma forma objetiva, a portaria foi criada para garantir que edifícios de uso público com sistemas de climatização acima de 60.000 btus ou 5Trs, tenham suas rotinas de higiene e manutenção íntegras, controlando assim, a qualidade da higiene nos ambientes climatizados, deixando-os livres de sujidades, ácaros, fungos, bactérias e demais contaminantes que colocariam a saúde dos frequentadores desses locais em risco.
Uma informação importante é que a capacidade dos 60.000 btus ou 5Trs não necessariamente deve ser de um único aparelho. Se você possui um estabelecimento onde a soma dos aparelhos de climatização atinja essa capacidade, se faz obrigatória da mesma forma a implantação de PMOC, mesmo que estejam localizados em salas ou cômodos separados.
Outra observação relevante sobre PMOC, é que caso seus aparelhos não tenham atingido o limite para a obrigatoriedade da implantação do plano e mesmo assim você deseje ter um registro de suas limpezas e manutenções, é possível que a documentação de controle seja elaborada para seu empreendimento também.
Agora que você já conhece a sigla, a importância e quem precisa ter seu PMOC atualizado, vamos a parte prática:
Como é feita a implantação e atualização do plano?
O processo de implantação divide-se em duas etapas: mecânica e química.
Na etapa mecânica é feito o Plano de Manutenção Mecânica, constituído pelas seguintes etapas: identificação do ambiente, identificação do proprietário, qualificação do responsável técnico, indicação dos ambientes climatizados, indicação dos equipamentos, plano de manutenção e controle.
Já na etapa química, serão realizadas as análises da qualidade do ar, tais como: coleta de materiais, análise e resultado das amostras de qualidade do ar dos ambientes climatizados.
As etapas desses processos são catalogadas em ARTs – Anotações de Responsabilidade Técnica. As mesmas devem ser registradas por um responsável técnico no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Além da elaboração das ARTs, competem ao técnico responsável pelo controle do plano as seguintes atividades:
- Manutenção e limpeza de componentes dos climatizadores;
- Utilização de produtos biodegradáveis nas manutenções;
- Controle de qualidade e substituição dos filtros dos climatizadores;
- Descarte adequado dos resíduos sólidos, evitando que contaminantes sejam espalhados de maneira indevida no meio ambiente.
Falamos até agora sobre a implantação do PMOC, mas uma dúvida recorrente é: “E se eu não cumprir com a obrigatoriedade da portaria, o que acontece?”
Apesar de não haver regra clara na regulamentação da implantação do plano, o Ministério do Trabalho pode considerar a falta do documento um risco à saúde dos funcionários do seu estabelecimento, e nesse caso, você estará sujeito a decisão judicial. O juiz poderá aplicar multas que variam entre R$ 2.000 e R$ 1.500.000,00, de acordo com o nível da infração.
Além da intervenção do Ministério do Trabalho, seu estabelecimento também estará sujeito a fiscalizações executadas pela ANVISA ou pelas agências sanitárias dos Municípios ou do Estado e em caso de não cumprimento das regras e documentação desatualizada, o proprietário ou locatário do estabelecimento e responsável técnico estarão sujeitos a punições.
Melhor do que correr o risco de sofrer com tais punições, é a prática de manter seu plano sempre atualizado, o que além de evitar medidas legais, também traz o benefício de manter a qualidade, o bem estar e saúde não só de seus funcionários, como também de todas as pessoas que frequentam o seu estabelecimento.
Concluindo nossas considerações sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle, também não poderíamos deixar de citar os principais benefícios financeiros de implantar o PMOC em seu estabelecimento: melhora na eficiência de seus equipamentos (manutenção e limpeza em dia são sinônimo de redução de gasto energético); menor custo de manutenção dos equipamentos (prevenir é sempre mais barato!), equipamentos com maior vida útil (equipamentos limpos e em constante manutenção duram mais tempo).
Então, dúvidas esclarecidas? Como está o PMOC do seu estabelecimento? Precisa implantar ou atualizar sua documentação? Conte conosco, entre em contato com a Start Sistemas de Climatização agora mesmo e resolva seus problemas relacionados a PMOC!
Fones: (48) 3240-9615 / (48) 99914-3317
E-mail: contato@startsc.com.br
Add Comment