10 dicas para você diminuir o consumo de energia do seu ar condicionado

Se liga nestas 10 dicas que a Start Sistemas de Climatização preparou para você diminuir o consumo de energia do seu ar condicionado. Elas ajudam a aproveitar os benefícios do seu aparelho de ar condicionado sem sustos na hora de pagar a conta, e consequentemente contribuir com meio-ambiente.

1) Escolha os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia.

2) Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais;

3) Compre ar condicionado com sistema inverter. São aparelhos que custam um pouco a mais que o modelo tradicional, no entanto consomem 40% a menos de energia. Esse diferencial faz com que a longo prazo o custo benefício dele seja melhor.

4) Instale a unidade externa (condensadora) em local com boa circulação de ar, e sem incidência do sol. Desse modo facilitará o trabalho do aparelho diminuindo seu consumo.

5) Escolher a potência correta é um ponto importantíssimo na economia de energia. A potência do ar condicionado é medida por BTUS, portanto quanto maior o ambiente que você deseja climatizar, maior deverá ser a quantidade de BTUS.

6) Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Além de fechar portas e janelas, evitando a entrada de ar do ambiente externo.

7) Evite o frio excessivo. Mantenha o ar condicionado a uma temperatura entre 22ºC e 24ºC, temperatura considerada agradável para a maioria das pessoas.

8) No interior da casa, o aparelho deve ser instalado de forma que circule da melhor forma possível no ambiente, escolha um local onde o fluxo de ar fique paralelo a maior dimensão do local. Quanto mais alto ele for instalado melhor, já que o ar frio tende a “descer”, ao contrário do ar quente que “sobe”.

9) Utilize o Timer/Sleep do seu aparelho. Esse recurso desliga o ar condicionado após um período de utilização determinado por você no controle remoto.

10) Desligue o ar condicionado sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado.


Adote essas práticas durante e utilização do seu ar condicionado e obtenha os benefícios em diminuir o consumo de energia do seu ar condicionado.

Faça sua parte e contribua para um planeta mais sustentável.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

4 × 5 =