Segundo os estudos mais recentes, o Covid-19 é capaz de persistir vivo por até nove dias em superfícies de metal, vidro ou plástico. Objeto tais como maçanetas, corrimãos, torneiras, interruptores de luz, nos equipamentos de ar condicionado e etc.
É sabido que a necessidade de ambientes climatizados se tornou imprescindível para o funcionamento de diversos segmentos de atuação como hospitais, supermercados, farmácias, datacenters, entre tantos outros de cunho comercial. O uso de sistemas de climatização contribui para saúde, produtividade e garantia dos processos realizados em determinados ambientes, sendo assim, indispensável no dia a dia da sociedade. Ambientes com equipamentos de ar condicionado sem a devida manutenção preventiva (limpeza) contribuem para disseminação do Corona Virus e outras doenças infecto contagiosas. Para entendermos melhor a importância da manutenção nos ambientes climatizados, é necessário entender alguns pontos do funcionamento e dos problemas que isso pode gerar.
Quatro itens são determinantes para que se garanta a qualidade do ar a ser respirado:
Renovação do Ar:
Ação que garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes.
Filtragem:
Ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o COVID-19.
Controle de temperatura e umidade:
Fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o COVID 19.
Monitoramento da qualidade do ar:
Manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes.
Neste contexto, intensificar serviços de manutenção preventiva (limpeza) é uma das ações que visa garantir a segurança das pessoas. Isso se torna mais importante levando em conta que em 2018 foi aprovada a Lei 13.589 referente ao PMOC do ar condicionado que apresenta parâmetros para a Qualidade do Ar, determinados pela Resolução do Ministério da Saúde, onde o dono do local precisa assegura que o ar que respirado no ambiente climatizado e fechado está adequado às necessidades das pessoas que circulam.
Por isso a importância da verificação de todos os sistemas de renovação e tomada de ar externo, de maneira que estejam limpas, operacionais, com vazões adequadas, filtros de ar em boas condições, bandejas de condensado limpas e com boa drenagem, ventiladores e serpentinas limpos, e em bom estado.
Outro ponto que indiretamente nos prejudica no combate a Covid-19 é que no equipamento sujo acumula fungos, ácaros, vírus e bactérias que podem gerar problema respiratórios como rinite, sinusite, asma, bronquite. Esses problemas respiratórios combinados com a contaminação da Covid-19, contribuem para deterioração das vias respiratórias e queda na imunidade. Ou seja, seu equipamento de ar condicionado precisa estar limpo durante essa pandemia.
A manutenção e limpeza deve ser mantida sob todos os aspectos, sejam ambientes em uso ou não, a periodicidade deve ser definida de acordo com as necessidades e os processos mantidos conforme determinados. Recomenda-se que sejam contratados profissionais habilitados para execução dos serviços. É responsabilidade social que as informações corretas sobre as ações benéficas para a Sociedade circulem para o bem-estar de todos!
Após essa análise da Importância da limpeza do ar condicionado durante a pandemia Covid-19, você tem informações suficiente para saber a importância do seu equipamento durante a pandemia.