Se você acompanha nosso conteúdo provavelmente já deve ter visto o artigo onde falamos sobre economia de energia ao utilizar o aparelho de ar condicionado. Nele citamos algumas dicas que você poderá colocar em prática para que os dias de verão não sejam motivo de preocupação com sua conta de energia.
Uma das dicas, a que iremos aprofundar hoje, se refere à temperatura ideal para que seu aparelho trabalhe de maneira mais econômica.
É comum que as pessoas pensem que programar a temperatura do ar para 17ºC fará com que o ambiente seja climatizado mais rapidamente, e que com o resfriamento mais rápido seja mais fácil manter o clima desejado, porém, essa é uma prática que faz com que o seu consumo de energia seja bastante elevado.
Como funciona o consumo de energia do ar condicionado?
Para que você entenda como o consumo de energia do ar condicionado funciona, gostaríamos de falar a respeito do calor, pois ele é o fator de maior influência na quantidade de esforço que seu aparelho fará para atingir a temperatura programada.
E o que pode influenciar na geração de calor?
A quantidade de pessoas, de aparelhos eletrônicos e a posição do sol, por exemplo, são alguns dos elementos geradores de calor no ambiente.
Quando o ambiente estiver quente, e com todos esses elementos gerando mais calor ainda, o trabalho do motor do seu ar condicionado deverá ser bem elevado, logo, o consumo energético também. Se você programar uma temperatura muito abaixo da inicial, o motor trabalhará bastante até que atinja a temperatura. Nos modelos de janela e splits, quando isso ocorrer, o motor irá desligar, porém com toda a influência dos “geradores de calor”, a temperatura logo subirá de novo e o ciclo se repetirá. Cada vez que o motor ligar, o pico de consumo acontecerá.
Já se você possui um modelo inverter, ao atingir a temperatura programada, o motor mantém-se trabalhando para que a temperatura não caia tanto, com isso não ocorrerão os picos de consumo.
Indicamos sempre a aquisição de modelos inverter para quem busca manter o conforto térmico durante mais tempo. A economia atingida com a tecnologia inverter pode chegar a até 40%, um percentual bastante representativo no seu consumo de energia.
Outra dica legal para você que deseja economizar é utilizar um ventilador no ambiente, o ar condicionado atingirá a temperatura e o ventilador ajudará a mantê-la por mais tempo, já que fará a circulação do ar fresco.
Qual a temperatura ideal para a economia de energia?
Sobre a temperatura ideal para economizar energia, o indicado é que você programe-a entre 22°C e 24ºC, inicialmente. Como a sensação térmica pode ser percebida de maneira diferente de uma pessoa para a outra, e se no seu caso, ainda assim achar que esse não é o resfriamento ideal, a dica é esperar até que essa temperatura ideal seja atingida e logo após baixar mais um pouco.
A lógica é a mesma citada acima, vamos considerar a diferença entre a temperatura inicial e a desejada. Se no ambiente externo estiver fazendo 35ºC, será menos trabalhoso para seu aparelho de ar condicionado chegar aos 24ºC, e quando ele chegar aos 24ºC você também estará mais perto dos 20ºC, por exemplo.
Concluiremos novamente citando alguns pontos essenciais que influenciarão na retenção de temperatura: não esqueça de manter portas e janelas fechadas, evite circular entre um cômodo resfriado e um que esteja muito quente e utilize cortinas blackouts e persianas para isolar o calor.
Aliando todas as nossas dicas à programação da temperatura ideal você conseguirá o tão desejado conforto térmico sem o incômodo de receber uma conta de energia muito acima do comum.
Invista em sua qualidade de vida, entre em contato conosco, faça seu projeto de climatização, instalação ou manutenção. Estamos aqui para te auxiliar, conte com a Start!