Qual é a melhor marca de ar condicionado?

Para garantirmos nosso conforto térmico, independente da estação do ano, termos um bom aparelho de ar condicionado é fundamental. E além do modelo e da capacidade do equipamento ideal, outra dúvida que sempre surge na hora da escolha é referente a marca. Por isso resolvemos fazer um levantamento e descobrir qual é a melhor marca de ar condicionado disponível no Brasil.

Recorremos primeiramente ao Relatório Expertise 2019. Em seguida realizamos pesquisas com instaladores de ar-condicionado e com consumidores.

Marcas preferidas dos técnicos instaladores:

Fizemos uma longa pesquisa com profissionais do setor e consumidores. E nossa pergunta foi direta: “Qual a melhor marca de ar-condicionado? ”. Obtivemos muitas respostas. As marcas mais citadas como sendo as melhores em desempenho e durabilidade foram: Daikin, Fujitsu, Gree. Outras marcas que também apareceram nas respostas foram: LG e Midea.

Classificação das melhores marcas de ar condicionado:

Mas além da opinião dos técnicos, precisamos saber a dos consumidores também. Portanto juntando as duas analises, com fatores como durabilidade, garantia, nível de ruídos e de consumo, chegamos a seguinte classificação:

  1. Daikin
  2. Fujitsu
  3. Gree
  4. LG
  5. Trane
  6. Springer Midea – Carrier
  7. Komeco/TCL
  8. Consul
  9. Elgin
  10. Electrolux
  11. Samsung
  12. Agratto
  13. Philco

Qual é a melhor marca de ar condicionado?

Equipamentos com melhor design:

Temos também a questão de design dos equipamentos de ar condicionado, que envolvem desde seu material, cor, e opções de tamanhos. Para isso buscamos informações com arquitetos e consumidores. Para fazer a classificação usamos os últimos 02 modelos fabricados pelas marcas.

  1. LG – Destaque para modelo ArtCool, que é espelhada e com uma cor mais escura.
  2. Daikin – Destaque para seus equipamentos com gelo com uma textura opaca.
  3. Elgin – Se destacou nos últimos anos por equipamentos com tamanhos reduzidos e uma variada gama de modelos. No entanto seus modelos mais antigos eram bem criticados, mas como estamos utilizando os últimos dois modelos fabricados, esses não entraram na análise.
  4. Samsung – Um dos fortes da marca Samsung é seu design inovador.
  5. Agratto – Com modelos modernos e uma grande gama de opções, a Agratto vem se destacando, mesmo com poucos anos no mercado.
  6. Gree – O modelo Garden (penúltimo lançado) não agradou devido ao seu display redondo. No entanto seu modelo mais recente, o Eco Garden, melhorou muitos sua estética, se tornando um dos equipamentos mais bonitos do mercado.
  7. Springer Midea / Carrier – O design clássico da linha nunca decepciona.
  8. Philco – A Philco sempre buscar adicionar um design moderno em seus equipamentos. Isso se reflete em outros produtos da marca.
  9. Fujitsu – Modelos com design clássico e robusto.
  10. Trane – Melhorou muito sua estética com seu modelo lançado em 2019, no entanto devido ao seu modelo mais antigo ser bastante antiquado, ficou com uma classificação mais baixa.
  11. Komeco/TCL – Estética dos equipamentos da Komeco vieram melhorando com o tempo, apesar de não inovarem muito em seu design. A TCL que comprou parte da operação da Komeco, veio com design moderno e com tamanho reduzido.
  12. Electrolux –  Com Design clássico e atemporal, os ultimos modelos da Electrolux não decepcionam.
  13. Consul – Parou no tempo e não buscou inovar em seu design. Apesar disso é um equipamento muito comprado e com design clássico.

Quais as marcas com melhor custo benefício?

Apear da qualidade ser algo primordial na escolha dos equipamentos, o custo para aquisição dos equipamentos é algo importante de se levar em conta. Sabendo dessas condições, buscamos apresentar as marcas que tem o melhor custo benefício (variável entre qualidade e custos). Para montar essa classificação, buscamos os preços dos últimos 12 meses e análise de técnicos e especialistas da área de refrigeração.

  1. Gree
  2. Agratto
  3. Trane
  4. Komeco/TCL
  5. Elgin
  6. Electrolux
  7. Springer Midea
  8. LG
  9. Philco
  10. Consul
  11. Samsung
  12. Daikin
  13. Fujitsu

Então somente a marca determina se o ar-condicionado é bom?

Para o ar-condicionado ter um bom desempenho, não consumir energia em excesso, não produzir ruídos muito altos e climatizar adequadamente o ambiente, não vai depender única e exclusivamente da marca. Pois, atualmente todas as fabricantes estão se empenhando em oferecer produtos de qualidade, investindo em novas tecnologias e materiais mais resistentes.

O principal fator que deve ser levado em conta na hora da compra, com relação à marca, é se ela oferece assistência técnica autorizada na região. Nesse sentido, diversos consumidores adquirem bons produtos, mas acabam instalando com empresas não autorizadas (e muitas vezes, não qualificadas). Consequentemente, se o aparelho apresenta algum problema, o consumidor perde a garantia do fabricante. Lembrando ainda que, grande parte desses problemas, se não a maioria, são causados na própria instalação.

Ou seja, o bom ar-condicionado é aquele que, além de corresponder às expectativas do consumidor, é instalado corretamente, de acordo com as especificações do fabricante, em local adequado e com todos os procedimentos necessários para esse tipo de equipamento (que exige muito conhecimento do instalador).

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida ligue para Start Sistemas de Climatização e veja qual marca se encaixa melhor dentro das suas necessidades. Conte com uma empresa credenciada e que lhe fornece a garantia e qualidade que você precisa na instalação.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

dezoito − três =