Para garantir o seu conforto térmico, independente da estação do ano, ter um bom aparelho de ar condicionado é fundamental. Além da capacidade do equipamento, você precisa definir qual marca vai escolher, e é nesse momento que surgem muitas dúvidas: Qual a melhor marca do mercado? Qual tem o melhor custo benefício? Qual tem o menor consumo de energia? Qual tem o melhor design? Quais os técnicos instaladores indicam? Visando responder todas essas perguntas, fizemos um levantamento direto e sincero para você descobrir qual é a melhor marca de ar condicionado disponível no Brasil de acordo com a sua demanda.
Recorremos primeiramente ao Relatório Expertise 2019. Em seguida realizamos pesquisas com instaladores de ar-condicionado e com consumidores.
Marcas preferidas dos técnicos instaladores:
Fizemos uma longa pesquisa com profissionais do setor e consumidores. E nossa pergunta foi direta: “Qual a melhor marca de ar-condicionado? ”. As marcas mais citadas como sendo as melhores em desempenho e durabilidade foram: Daikin, Fujitsu, Gree. Outras marcas que também apareceram nas respostas foram: LG e Trane.
Classificação das melhores marcas de ar condicionado:
Mas além da opinião dos técnicos, precisamos saber a dos consumidores também. Portanto juntando as duas analises, com fatores como durabilidade, garantia, nível de ruídos e de consumo, chegamos a seguinte classificação:
- Daikin
- Fujitsu
- Gree
- LG
- Trane
- Springer Midea – Carrier
- Komeco/TCL
- Consul
- Elgin
- Electrolux
- Samsung
- Agratto
- Philco
Equipamentos com melhor design:
O design dos equipamentos de ar condicionado é algo cada vez mais avaliado pelo consumidor antes da compra, leva-se em conta desde seu material e cor até as opções de tamanhos. Para isso buscamos informações com arquitetos e consumidores. Para fazer a classificação usamos os últimos dois modelos fabricados pelas marcas.
- LG – Destaque para modelo ArtCool, que é espelhada e com uma cor mais escura.
- Daikin – Destaque para seus equipamentos com gelo com uma textura opaca.
- Elgin – Se destacou nos últimos anos por equipamentos com tamanhos reduzidos e uma variada gama de modelos. No entanto seus modelos mais antigos eram bem criticados, mas como estamos utilizando os últimos dois modelos fabricados, esses não entraram na análise.
- Samsung – Um dos fortes da marca Samsung é seu design inovador.
- Agratto – Com modelos modernos e uma grande gama de opções, a Agratto vem se destacando, mesmo com poucos anos no mercado.
- Gree – O modelo Garden (penúltimo lançado) não agradou devido ao seu display redondo. No entanto seu modelo mais recente, o Eco Garden, melhorou muitos sua estética, se tornando um dos equipamentos mais bonitos do mercado.
- Springer Midea / Carrier – O design clássico da linha nunca decepciona.
- Philco – A Philco sempre buscar adicionar um design moderno em seus equipamentos. Isso se reflete em outros produtos da marca.
- Fujitsu – Modelos com design clássico e robusto.
- Trane – Melhorou muito sua estética com seu modelo lançado em 2019, no entanto devido ao seu modelo mais antigo ser bastante antiquado, ficou com uma classificação mais baixa.
- Komeco/TCL – Estética dos equipamentos da Komeco vieram melhorando com o tempo, apesar de não inovarem muito em seu design. A TCL que comprou parte da operação da Komeco, veio com design moderno e com tamanho reduzido.
- Electrolux – Com Design clássico e atemporal, os últimos modelos da Electrolux não decepcionam.
- Consul – Parou no tempo e não buscou inovar em seu design. Apesar disso é um equipamento muito comprado e com design clássico.
Quais as marcas com melhor custo benefício?
Apear da qualidade ser algo primordial na escolha dos equipamentos, o custo para aquisição dos equipamentos é algo importante de se levar em conta. Sabendo dessas condições, buscamos apresentar as marcas que tem o melhor custo benefício (variável entre qualidade e custos). Para montar essa classificação, buscamos os preços dos últimos 12 meses e análise de técnicos e especialistas da área de refrigeração.
- Gree
- Springer Midea
- Komeco/TCL
- LG
- Samsung
- Agratto
- Trane
- Daikin
- Philco
- Consul
- Electrolux
- Fujitsu
Então somente a marca determina se o ar-condicionado é bom?
Para o ar-condicionado ter um bom desempenho devemos levar em conta os seguintes pontos: ter uma boa eficiência energética, não produzir ruídos muito altos e climatizar adequadamente o ambiente. No entanto esses pontos não vai depender única e exclusivamente da marca. Pois, atualmente todos os fabricantes estão se empenhando em oferecer produtos de qualidade, investindo em novas tecnologias e suporte ao cliente.
O principal fator que deve ser levado em conta na hora da compra, com relação à marca, é se ela oferece assistência técnica autorizada na região. Nesse sentido, diversos consumidores adquirem bons produtos, mas acabam instalando com empresas não autorizadas (e muitas vezes, não qualificadas). Consequentemente, se o aparelho apresenta algum problema, o consumidor perde a garantia do fabricante. Lembrando ainda que, grande parte desses problemas, se não a maioria, são causados na própria instalação.
Ou seja, o bom ar-condicionado é aquele que, além de corresponder às expectativas do consumidor, é instalado corretamente, de acordo com as especificações do fabricante, em local adequado e com todos os procedimentos necessários para esse tipo de equipamento (que exige certo conhecimento do instalador).
Caso ainda tenha ficado alguma dúvida ligue para Start Sistemas de Climatização e veja qual marca se encaixa melhor dentro das suas necessidades. Conte com uma empresa credenciada e que lhe fornece a garantia e qualidade que você precisa na instalação.